Ao longo da história, a fé cristã se fortaleceu e se espalhou pelo mundo graças à ação de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Entre esses indivíduos excepcionais, os doze apóstolos ocupam um lugar de destaque, tendo sido escolhidos pelo próprio Jesus para acompanhá-lo em sua missão terrena e propagar o Evangelho após sua ascensão.
Os Doze Escolhidos:
Os doze apóstolos foram homens comuns, provenientes de diferentes origens e ocupações. Alguns eram pescadores, outros cobradores de impostos, mas todos foram unidos pela fé em Jesus e pelo desejo de seguir seus passos. Em Marcos 3:13-15, lemos: “Subiu ao monte e chamou a si quem quis, e os doze seguiram-no: e impôs-lhes nomes, a saber: Simão, a quem pôs o nome de Pedro; Tiago, filho de Zebedeu, e João, irmão de Tiago, a quem pôs o nome de Boanerges, que significa Filhos do trovão; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu e Simão, o Zelote.”
A Missão dos Apóstolos:
Jesus não apenas os escolheu, mas também os treinou e os capacitou para cumprirem uma missão grandiosa: propagar o Evangelho e construir a Igreja. Em Mateus 28:19-20, ele os instrui: “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a observar tudo o que vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos.”
Testemunhas Oculares:
Os apóstolos foram testemunhas oculares dos milagres de Jesus, de sua crucificação e ressurreição. Essa experiência única os fortaleceu e os impulsionou a compartilhar a mensagem do Evangelho com o mundo, enfrentando perseguições e desafios.
Pilares da Fé:
O legado dos doze apóstolos é inestimável para a fé cristã. Seus ensinamentos, registrados nos Evangelhos e Atos dos Apóstolos, servem como base para a doutrina e a prática cristã. Através de seu testemunho e fidelidade, os apóstolos lançaram os alicerces da Igreja, que continua a crescer e se espalhar pelo mundo até os dias de hoje.
Mateus 10:2-3
“Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;
Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, que o traiu.”
Mateus 19:28
“Jesus lhes disse: “Digo a vocês a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.”
Marcos 3:14-15
“Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar
e tivessem autoridade para expulsar demônios.”
Marcos 16:15
“E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.”
Lucas 9:1
“Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças”
Atos 4:33
“Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.”
Atos 5:32
“Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.”
2 Coríntios 12:12
“As marcas de um apóstolo – sinais, maravilhas e milagres – foram demonstradas entre vocês, com grande perseverança.”
2 Pedro 1:18
“Nós mesmos ouvimos essa voz vinda dos céus, quando estávamos com ele no monte santo.”