Skip to content Skip to footer

Animais

Desde o início da criação, Deus nos presenteou com a beleza e a diversidade dos animais. A Bíblia nos revela que os animais não são meros objetos ou recursos, mas sim criaturas vivas com valor intrínseco, dignas de respeito e cuidado. Compreender a perspectiva bíblica sobre a relação entre humanos e animais é fundamental para construirmos um mundo mais justo e harmonioso.

A Santidade da Vida Animal:

Em Gênesis 1:24-25, Deus declara: “Disse Deus: Faça a terra produzir seres vivos, segundo suas espécies: animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo suas espécies. E assim foi feito. Fez Deus os animais selvagens segundo suas espécies, os animais domésticos segundo suas espécies e todos os répteis que rastejam pela terra segundo suas espécies. E viu Deus que era bom.” Essa passagem nos revela que Deus criou os animais com cuidado e propósito, e que eles possuem valor intrínseco aos seus olhos.

O Domínio Responsável:

Ao conceder-nos o domínio sobre os animais, Deus também nos deu a responsabilidade de cuidar deles com amor e compaixão. Em Gênesis 2:15, lemos: “O Senhor Deus o tomou e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.” Essa responsabilidade se estende a todos os animais, desde os animais de estimação até os animais selvagens.

O Bem-Estar Animal:

A Bíblia nos ensina que devemos prover aos animais tudo o que eles precisam para viver uma vida saudável e feliz. Em Provérbios 12:10, lemos: “O justo cuida do seu animal, mas o coração do ímpio é cruel.” Essa passagem nos exorta a tratar os animais com compaixão e evitar o sofrimento desnecessário.

A Compaixão e o Amor:

Jesus Cristo nos ensinou a amar e cuidar de todas as criaturas de Deus. Em Mateus 6:26, ele diz: “Olhem para as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Vocês não são mais valiosos do que elas?” Essa passagem nos lembra que os animais, assim como nós, são filhos de Deus e merecem nosso amor e compaixão.

Gênesis 1:21

“Assim Deus criou os gran­des animais aquáti­cos e os demais seres vivos que povoam as á­guas, de acor­do com as suas espécies; e todas as aves, de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom.”


Gênesis 1:24

“E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, ani­mais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acor­do com a sua espécie”. E assim foi.”


Gênesis 1:30

“E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os gran­des animais da terra­, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que ­se movem rente ao chão”. E assim foi.”


Gênesis 6:19

“Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conser­vá-los vivos com você.”


Gênesis 8:20

“Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.”


Jó 35:11

“que nos ensina mais que aos animais da terra e nos faz mais sábios que as aves dos céus?”


Jó 38:41

“Quem dá alimento aos corvos quando os seus filhotes clamam a Deus e vagueiam por falta de comida?”


Salmo 147:9

“Ele dá alimento aos animais, e aos filhotes dos corvos quando gritam de fome.”


Provérbios 12:10

“O justo cuida bem dos seus rebanhos, mas até os atos mais bondosos dos ímpios são cruéis.”


Isaías 11:6

“O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará.”


Mateus 6:26

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?”


Lucas 12:24

“Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!”


Tiago 3:7

“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana;”