Skip to content Skip to footer

Parábolas de Jesus

As parábolas de Jesus eram histórias que ele contou para ilustrar a verdade espiritual com as coisas do dia a dia. Sementes, peixes, árvores, pão – coisas com as quais as pessoas se identificam facilmente. Embora as parábolas que Ele contou tenham estimulado a compreensão espiritual em algumas pessoas, também serviram para tornar outras pessoas conscientes de sua espiritualidade obscurecida. 

E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.

Cada parábola que Jesus contou serviu para trazer a verdade e essa verdade funcionou como uma faca separando aqueles que queriam a verdade e aqueles que não queriam.

Aqui está uma lista simplificada de tópicos incluídos nas parábolas de Jesus. Muitas das parábolas descrevem o Reino dos Céus, não apenas o céu como lugar, mas o céu como um reino com um propósito.