“O cão late quando seu dono é atacado. Eu seria um covarde se visse a verdade divina ser atacada e continuasse em silêncio, sem dizer nada.”
“Pelo Evangelho o débito é cancelado; os ataques, atacados; o combate, combatido; o tormento é atormentado; a morte, assassinada.”
“Nossa incredulidade é a única coisa que impede Deus de nos satisfazer larga e abundantemente com todas as coisas boas.”
“O primeiro fundamento da justiça é sem dúvida a adoração a Deus.”
“Não há burrice mais brutal do que esquecer de Deus.”
“Nunca seremos aptos para o serviço de Deus, se não olharmos para além desta vida passageira.”
“A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão.”
“Os crentes não oram com a intenção de informar a Deus a respeito das coisas que ele desconhece, ou para incitá-lo a cumprir o seu dever, ou para apressá-lo, com se ele fosse relutante.”
“A Igreja será sempre libertada das calamidades que lhe sobrevém, porque Deus, que é poderoso para salvá-la, jamais suprime dela sua graça e sua bênção.”
“Os erros jamais podem ser arrancados do coração humano, enquanto não for nele implantado o verdadeiro conhecimento de Deus.”
“Muitas vezes o Senhor põe abaixo as deliberações dos seus santos… para que eles fiquem na inteira dependência da sua providência.”
“Nossa fé não tem que estar fundamentada no que tenhamos pensado por nós mesmos, senão no que foi prometido por Deus.”
“Seja o que for que Deus tenha que fazer, inquestionavelmente o fará, se ele o tiver prometido.”
“Todo crente deve ter desejo fervoroso de contar com Deus em cada momento de sua vida.”
“Nada é mais solicitamente intentado por satanás do que impregnar nossas mentes, ou com dúvidas, ou com menosprezo pelo Evangelho.”
“Nós devemos lembrar que satanás também tem seus milagres.”
“A língua nem sempre é necessária, mas a oração verdadeira não pode carecer de inteligência e de afeto de ânimo.”
“Qualquer habilidade que um fiel cristão tenha, deve dedicá-la ao serviço de seus companheiros crentes.”
“Na igreja de Cristo não há ninguém tão pobre que não possa compartilhar conosco algo de valor.”
“A mortificação da carne é a vivificação do espírito.”
“Não há nada mais temível do que o Senhor permitir que afrouxemos as rédeas.”
“Se não houvesse Deus, a consciência seria inútil.”
“Deus jamais encontrará em nós algo digno de seu amor, senão que Ele nos ama porque é bondoso e misericordioso.”
“O Senhor não brilha sobre nós, exceto quando tomamos sua Palavra como nossa luz.”
João Calvino: O Reformador que Moldou o Protestantismo
Um Teólogo Brilhante que Defendeu a Soberania de Deus
João Calvino (1509-1564) foi um teólogo, reformador protestante e pastor francês que teve um impacto profundo no desenvolvimento do cristianismo. Sua obra teológica influenciou as igrejas reformadas em todo o mundo e continua a ser estudada e debatida até hoje.
Infância e Educação
Nascido em Noyon, França, Calvino recebeu uma educação excepcional, estudando direito e teologia nas melhores universidades da Europa. Aos 16 anos, ele experimentou uma profunda conversão ao cristianismo, que o levou a dedicar sua vida ao estudo das Escrituras e à reforma da Igreja.
A Reforma Protestante
Em 1536, Calvino fugiu da França por causa de sua fé protestante e se estabeleceu em Genebra, Suíça. Lá, ele se tornou o líder da Reforma Protestante na cidade e implementou um sistema de governo eclesiástico baseado na Bíblia.
Teologia Reformada
As ideias teológicas de Calvino, conhecidas como Calvinismo, enfatizam a soberania de Deus, a depravação total do homem e a salvação pela graça somente através da fé em Jesus Cristo. Seus escritos, como “As Instiuições da Religião Cristã”, influenciaram profundamente a teologia protestante e moldaram a fé de milhões de pessoas em todo o mundo.
Impacto Duradouro
O legado de Calvino se estende muito além da teologia. Seus ensinamentos sobre governo, economia e educação tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da sociedade ocidental. Seus seguidores, conhecidos como calvinistas, fundaram colônias na América do Norte e desempenharam um papel importante na história dos Estados Unidos.